terça-feira, 13 de agosto de 2013

Montreuil-sur-Mer

Montreuil, vista da cidade alta

Montreuil (pronuncia-se /montrôiu/) é a cidade onde meu menino nasceu. Ela é a maior cidade da região e é muito pitoresca, muito adorável.

Victor Hugo morou aqui durante uma parte de sua vida, e os montreuilenses se orgulham bastante disso. Frequentemente, eles têm encenações a céu aberto d'Os Miseráveis e, ainda, muitas lojas, padarias, chocolaterias se chamam "Les Misérables" ou "Victor Hugo".


Restaurant du Bon Accueil

Este é o restaurante do tio do Edu, que é um autêntico chef  francês, daqueles super chiques. Recomendo com certeza: a comida, a decoração e o atendimento, é tudo formidável! Ah, eles falam inglês lá  - o que é relativamente raro na região.

Igreja

Prefeitura
Eles adoram jardins na França, encontramos flores por tudo. Quase esmaguei as flores quando desci do muro, mas preferi me desviar e [quase] cair. Seria um pecado arruinar um jardim tão lindo!

Por todo canto em Montreuil, encontramos postes em espiral. É particular à cidade e muito fofo, sinto-me em um filme do Tim Burton, só que todo colorido e feliz.


Algumas outras fotos das ruas de lá:






Conseil de Prud'hommes

O Conseil de Prud'hommes é o equivalente ao nosso Tribunal do Trabalho! As pessoas que precisam fazem reclamações trabalhistas vão lá.

Poço de água
É preciso girar a manivela até que a água saia. O Edu me contou que era aqui que ele vinha buscar água às vezes.

Como aqui foi onde ele nasceu e estudou por grande parte de sua vida, o Edu conhece Montreuil muito bem. Montreuil é dividida em "cidade alta" e "cidade baixa". A cidade alta, em verdade, é uma fortificação contra inimigos, o que foi bastante útil na idade média. 


Aqui podemos ver uma das torres da fortificação. Se você espremer os olhos, você vai ver que tem... um cara sentado lá! Pode não parecer, mas é extremamente alto.

Acima das copas das árvores.

Mas esse rapaz realmente deu à nossa caminhada um tom muito poético, quase que mágico. Nós não o havíamos visto antes; estávamos na parte baixa da fortificação, perto de onde estão as pessoas da primeira foto. Então subimos a rampa, perto da muralha, que dá para ver no lado direito da foto. Foi quando entramos na porta da torre que começamos a ouvir uma melodia folk, lentamente dedilhada num violão. Aquela música literalmente me transportou à Idade Média, ainda mais contrastado com o silêncio e todo o verde da região. Aí que nos viramos e demos de cara com aquele rapaz, que dedilhava sua viola sentado à beira do abismo, numa espécie de nirvana harmônico com todo o ambiente.

Pequenos heróis de nossa vida cotidiana.
Foi aqui que comecei a ouvir a música

O Edu me mostrou uns caminhos "secretos" que ele conhecia quando criança.

Passagem secreta ao fundo!
Voilà
Por dentro

Dá para ver que tem umas janelinhas ao túnel. Essas janelas começam grandes, são fundas e terminam estreitíssimas. Eram usadas para encontrar e atirar flechas nos inimigos, que não conseguiriam ver quem atirava.

O caminho que seguia o túnel secreto

A natureza é tão linda, não importa onde. ♥

Para subir e chegar ao alto da fortificação.

Caminho na parte alta
Aqui estamos no Rempart, um caminho que contorna toda a parte alta da cidade.

Vista

A escola onde o Du estudou

As imagens falam por si mesmas. Montreuil é linda demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...