sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Bruxelas

Manneken Pis: o grande símbolo da Bélgica é uma estátua de um menino mijando.

Bruxelas é uma cidade bela, cosmopolita, histórica - como praticamente toda capital da Europa. Fizemos uma curta jornada de três horas por aqui e deu para ver o principal.

Ovelhinhas na estação de trem
La Bourse
Essa bendita Bourse foi um parto de se achar. Perguntamos para várias pessoas como chegar ao centro, todos nos diziam que era preciso ir à La Bourse, mas não sabíamos o que diabos ela era: uma estação de metrô? Uma linha de ônibus? Um pássaro, um avião?

Acabamos descobrindo super por acaso, quando nos aproximamos da barraquinha (visível na foto) para pegar um mapa. Era um museu, meu deus do céu! 

Muitos edifícios de Bruxelas têm de decoração suntuosas, várias esculturas e detalhes minuciosos, como no teto da Bourse. É muito bonito.

Escargots

Se no Brasil temos barraquinhas de pastel, na Bélgica temos... barraquinhas de escargot! Detalhe que eu nunca vi isso na França, e nem sei se escargot é um prato popular assim. Ainda não tive coragem de experimentar.

Friterie
O tiozinho das fritas e os molhos lá de dentro
As fritas são uma das paixões nacionais, encontramos friteries em cada esquina. E nada de fritas congeladas: elas são feitas ao natural, cortadas e fritas na hora. É gostoso demais. ♥

E não é que aqui também temos churros?
Os churros daqui, pelo que o Edu me falou, não são muito bons: eles não têm recheio nem nada. Mas gente, que pecado seria comer churros em vez de wafels, né.

Nosso wafel

Algumas fotos do centro histórico:




Detalhes em dourado
Hôtel de Ville de Bruxelas

Detalhe para todas essas esculturas, tão minuciosas, presentes aos montes. É assustador imaginar o tanto de tempo que se levou para completar um edifício como este.


E olhem só, um museu do chocolate!



Porque é preciso ter um museu dedicado a uma das grandes paixões nacionais! Mas não entramos porque já tínhamos gastado todo o nosso dinheiro com fritas, wafels e chocolate.

Ficamos sabendo que em Bruges também tem um museu de fritas, mas esquecemos de visitá-lo.

E aqui temos o Manneken Pis, o "grande" símbolo da Bélgica.

Só que ele não é grande: 30 cm. E ele fica todo escondido, num cantinho de uma rua não tão central assim. Super modesto, esse símbolo nacional.

Mas ainda sou apaixonada por ele. A graça nesse bichinho está em vesti-lo do que a imaginação permitir. Seria este mais um esporte nacional belga?



2 comentários:

  1. Planeje a próxima viagem para Gent - dizem que é a pérola escondida da Bélgica and I couldn't agree more! Vale super a pena (e as pessoas são mega simpáticas!).
    ;)
    Bj!

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha ouvido falar de Gent! A belga mais simpática com quem conversamos nos falou que a gente TINHA que ir pra lá. Já tava com vontade de conhecer, agora com certeza! Mas por enquanto, Brasil, né, haha! :p
    beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...